Criação de conteúdo para redes sociais Facebook e Instagram pode impulsionar suas vendas!

Sim, é possível aumentar as vendas utilizando Facebook e Instagram. Eu mesma já comprei vários produtos que apareceram em anúncios para mim nas redes sociais. Já virei seguidora de páginas que me identifiquei via anúncio e até cliente fiel! Para tanto, é necessário conhecer um pouco da rede social para ver se seu público está nela:

Facebook

Hoje, no Brasil, é dominado por um público mais velho. No mundo, é a rede social com o maior número de usuários. Porém, a limitação na entrega de conteúdo é grande – você pode ter mil seguidores, mas apenas de 1% a 2% verão suas postagens organicamente. Por isso, é importante SEMPRE patrocinar posts e fazer anúncios.

Ainda é bacana para fazer a promoção de lançamento de produtos e eventos. Também é um importante canal de suporte aos clientes, tanto por meio dos comentários nos posts quanto por mensagens inbox.

Instagram

Essa é uma rede social mais dinâmica, que ganhou ainda mais espaço com o lançamento dos stories.

Dominado ainda pelos mais jovens, o Instagram pode servir de vitrine para e-commerces. E, por meio das mensagens inbox, é possível realizar vendas.

Há ainda uma nova função, chamada de Shop ou Loja, que permite realizar transações por lá mesmo. Para tanto, é necessário ter perfil comercial (de empresa e não de usuário).

criação de conteúdo para redes sociais

Como atrair público qualificado e fazer vendas pelo Facebook e Instagram?

Para ambas as redes, a palavra de ordem é conteúdo relevante. É muito importante que seu conteúdo chame atenção de sua audiência. Na Mandala Conteúdos, trabalhamos com criação de conteúdo para redes sociais. Conte conosco!

O importante é oferecer informações exclusivas e conversar com seu cliente em tempo real – responder às dúvidas e interagir mesmo.

É válido também utilizar ferramentas que lhe ajudem a gerenciar suas redes sociais, que forneçam gráficos sobre os acessos e interações. As próprias redes sociais fazem isso, mas é preciso saber interpretar os dados.

Organize-se com ferramentas próprias para essas redes, como o Hootsuite, que particularmente, eu adoro.

Use também os grupos a seu favor. Mas evite postar o link de vendas repetidamente. É sempre necessário estar contextualizado no todo, na ideia central do grupo, ok?

Utilize o social e-commerce, como a ferramenta recém-lançada do Instagram para realizar vendas. Seja ágil, fale com o cliente e, acima de tudo, preste um bom serviço! 🙂

Quem escreve
Lígia Menezes Lígia Menezes é jornalista pós-graduada em Marketing Digital. Além da Mandala Conteúdos, dirige o marketing de outras duas empresas.