No mundo todo, o Google é buscador mais utilizado! Por isso, ele está sempre atualizando seus códigos para proporcionar a melhor experiência de buscas ao usuário. Ou seja, se você procura por “conteúdo para sites e blogs” no Google, precisa achar sites que te entreguem realmente isso – relevantes à sua busca.

Essas atualizações do Google são chamadas de Google Penguin. A última foi realizada em setembro de 2016.

 

Atualizações do Google - Penguin

 

Suas mudanças alteraram a forma como as páginas são indexadas, influenciando diretamente no trabalho dos criadores de conteúdo e estratégias de SEO, como a Mandala Conteúdos.

A principal, dentre as centenas de atualizações do Google, tratou de penalizar a linkagem externa não qualificada, ou seja, link building forçado.

 

Entenda mais sobre link building

 

Link building é quando se produz artigos para postar em outros site (diretórios de artigos, por exemplo), linkando algumas palavras com o site que se pretende melhorar o posicionamento no Google.

Quando bem feito, o link building consegue aumentar a autoridade do seu domínio e página perante o Google. Só que muita gente abusou da estratégia com o passar dos anos, linkando artigos sem a mínima relevância ou qualidade a um site. E, claro, o Google percebeu e, agora, tratou de punir essa atitude, considerando-a spam.

O artigo de link building, para funcionar, precisa estar em um diretório ou site de grande autoridade (relevância). Se você recebe links de sites de baixa qualidade, pode perder pontos na competição orgânica. Principalmente se aquele site for considerado spammer (distribuidor de spam).

O bacana é que se você entrar no blackhat do Google por engano e consertar o erro, na mesma hora o Google tira a penalização sobre seu site. Não é preciso esperar mais semanas para isso.

Outro fator importante é a repetição forçada de palavras-chave em um texto. Opte sempre por sinônimos, já que o Google entende a busca semântica e a valoriza bastante!

 

Quer saber se as atualizações do Google penalizaram seu site? Veja essa ferramenta, que legal.

Aí, é só verificar o que pode estar prejudicando sua página e criar estratégias de SEO com marketing de conteúdo, reformulação de textos para sites e até criação de textos para blog periodicamente. Acredite: trabalhar o conteúdo é a arma mais poderosa para aparecer no Google!

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