Você criou um site novo, reformou o antigo ou migrou de plataforma e ele não está aparecendo nas buscas orgânicas? Diversos motivos podem influenciar!

Primeiro, pode ser que ele esteja aparecendo, mas não nas primeiras páginas. Por isso, é importante trabalhar com SEO. Esse trabalho é composto por diversas técnicas para posicionar um site nas primeiras páginas.

É importante, então, se certificar que o problema é esse ou se é algum erro de indexação, ou seja, se realmente o Google não encontra seu site.

É muito fácil descobrir isso: busque no Google por site:nomedoseusite.com.br. Os resultados mostrarão se você está indexado ou não. No caso, o site da Mandala Conteúdos está indexado com suas 65 páginas, veja abaixo:
site não aparece na busca orgânica

 

Lembre-se que sites muito novos demoram um pouco para serem indexados. Aguarde alguns dias, caso sua busca não encontre resultados.

Mas caso seu resultado seja negativo – e seu site estiver no ar há bastante tempo, será preciso contatar o desenvolvedor pelo seu site para desativar a “tag noindex” no código do site.

Pode ocorrer também de você não ter ativado a ferramenta Search Console do Google – e, dessa forma, não ter um Site Map, fundamental para a indexação também. Também podemos resolver esse problema para você – entre em contato!

O que fazer quando seu site aparece nas últimas páginas?

 A resposta é simples: trabalhar com otimização, por meio de textos para blog e outras técnicas.

Mas o que faz um site estar bem otimizado? Primeiro de tudo, um conteúdo relevante, com bastante texto e imagens.

Cuidado com o uso excessivo de palavras-chave. Antes, essa técnica tinha muito efeito. Mas como hoje o Google prioriza a experiência do usuário – e é muito chato ler um texto nada relevante, cheio de palavras-chave –, ela caiu em desuso. É necessário que o texto faça sentido e que utilize sinônimos. Claro, ainda usamos palavras-chave, mas elas devem ser bem selecionadas e jamais podem deixar o texto chato, truncado.

O texto também deve conter head tags, além de imagens com alts e títulos otimizados também.

Confira aqui os principais erros no trabalho de SEO.

Concorrência grande?

Se sua área de atuação for muito concorrida, o trabalho de otimização deverá ser de longuíssimo prazo, pois existirá muito concorrência pelas palavras-chave. Mas não desista!

Persista em um blog para gerar conteúdo que os resultados aparecerão! Conte conosco!

Seu site não aparece na busca orgânica? Será que ele
foi penalizado?

Por fim, seu site pode não estar aparecendo porque foi penalizado pelo Google, devido ao mau uso das técnicas de SEO (black hat). Seu Google Search Console avisará caso isso ocorra.

Os principais motivos de penalização são:

  • repetição exagerada da palavra-chave;
  • conteúdo oculto (palavras-chave escondidas na cor branca ou em fonte zero);
  • conteúdo plagiado de outros sites – quem publica primeiro tem sempre prioridade para o Google;

Se esse é seu caso, saiba que é possível converter essa penalização, basta fazer bons usos das técnicas de SEO, que aos poucos, o site voltará a aparecer.

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