Empresas B2B são aquelas que vendem para outras empresas (business to business). Já B2C são as que vendem diretamente para o consumidor final (business to consumer). Aqui na Mandala Conteúdos, atendemos aos dois públicos, modificando a estratégia, sempre que necessário, para proporcionar os resultados esperados.

 

SEO para empresas B2B

 

E engana-se quem pensa que SEO só serve para o público B2C. Afinal, em toda empresa, tem alguém responsável por compras, ou seja, por trás do computador, tem sempre uma pessoa fazendo buscas e pesquisas online sobre produtos e serviços que necessita.

A diferença é que o processo de compras B2B demora mais, pois a decisão de compra envolve mais pesquisa, aprovação de vários departamentos e maior concorrência de preços. No B2C isso é decidido mais rapidamente. Ao mesmo tempo, o cliente B2B (uma empresa) faz buscas mais assertivas. Ele já conhece o produto que quer comprar de outra empresa e é mais objetivo.

Na prática, o consumidor do B2C procura por palavras short tail (cauda curta). Já o B2B busca pelas long tail (cauda longa).

Observe a imagem abaixo de nosso parceiro e cliente, WSI:

 

SEO para empresas B2B

 

Notou a diferença de linguagem? Assim, dependendo do tipo de cliente, a agência ou profissional de marketing de conteúdo precisa investir nas corretas palavras-chave, para que isso surta efeitos.

Veja o que não pode faltar no trabalho de SEO para empresas B2B:

1. Primeiro, cuide das páginas do seu site

Os textos precisam ser otimizados um a um. Texto de Quem Somos, de cada produto ou serviço e até o texto da página de contato. Esse é o primeiro passo do trabalho – a organização da casa!

2. Site responsivo

Não se esqueça de preparar o site da sua empresa para rodar em dispositivos móveis, pois isso já é fundamental para bons resultados de SEO.

3. Conteúdo de qualidade é FUNDAMENTAL

Já falamos em diversos outros posts que o Google vem priorizando o conteúdo de qualidade e a experiência no usuário para ranquear os sites que indexa.

Assim, toda empresa precisa trabalhar com conteúdo claro e objetivo sobre cada produto e também nas redes sociais e no blog.

E, claro, é preciso prestar atenção especial à escolha de palavras-chave. Vale lembrar da regrinha das fases do funil. Fase 1: pessoas que querem conhecer novas soluções para seu problema. Fase 2: as que já conhecem a solução, mas que querem mais informações. Fase 3: as que já conhecem e estão decididas positivamente sobre ela.

Ah, ignore palavras muito amplas para não atrair visitas não qualificadas ao seu site, ok? Opte por palavras de long tail (cauda longa).

4. Layout intuitivo

Tanto para o site quanto para o blog, o layout precisa ser intuitivo, ter espaço para contato e ter um menu à disposição do usuário. Quanto mais clean, melhor.

SEO para empresas B2B

 

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